Você está pronto para adquirir novos utensílios de cozinha, mas não sabe qual material comprar? Fica com a gente que vamos mostrar a melhor panela para se ter.
Existem tantos tipos de panelas, e a menos que você seja um chef profissional, é um desafio entender tudo. Saber qual é a melhor panela não é nada simples.
Mas este texto vai te ajudar bastante, não tenha dúvidas quanto a isso.
Lista das Melhores Panelas
Neste guia abrangente, mostrarei os 10 melhores materiais para panelas. Tenho certeza que você vai se surpreender.
Você vai aprender:
- Os prós e contras de cada material de panela;
- Como combinar o material da panela com a técnica de cozimento e receita;
- E quais materiais de panelas são essenciais e quais são bons de se ter;
Vamos começar!
1 – Aço Inoxidável Totalmente Revestido
Essa é a primeira da nossa lista contendo a resposta de qual é a melhor panela.
As panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são feitas pela união (ou revestimento) de camadas de metais. As camadas coladas se estendem por toda a panela, daí o nome totalmente revestido.
Este tipo de panela também é conhecido como multi-clad, clad ou colado.
Normalmente, as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas têm três camadas (também chamadas de camada tripla ou camada tripla ) : uma superfície de cozimento de aço inoxidável, núcleo de alumínio e exterior de aço inoxidável.
Qual é o propósito dessa construção em camadas? Será que é ser a melhor panela?
O aço inoxidável, embora durável, é um mau condutor de calor. Ele precisa ser combinado com outros materiais altamente condutores, como alumínio ou cobre (ambos conduzem o calor de forma rápida e uniforme).
Algumas marcas fazem panelas com cinco ou até sete camadas. Embora o interior e o exterior sejam sempre de aço inoxidável, os materiais do núcleo variam. O número de camadas e o tipo de materiais do núcleo afetam o desempenho.
Por exemplo, panelas com núcleo de cobre aquecem e esfriam mais rápido do que panelas com núcleo de alumínio porque o cobre tem maior condutividade térmica.
Prós
- Versátil: Como o aço inoxidável não é reativo e muito durável, é ótimo para dourar, dourar, fritar, refogar e muito mais. É o melhor utensílio de cozinha para todos os fins, porque não há ingredientes ou técnicas de cozimento que ele não possa manipular.
- Durável: Devido ao exterior em aço e à construção espessa, o aço inoxidável totalmente revestido é incrivelmente durável. Deve durar uma vida inteira e não enferruja, descama, lasca ou deforma (desde que você não o sujeite a mudanças drásticas de temperatura).
- Distribui o calor de forma rápida e uniforme: Uma grande vantagem do aço inoxidável totalmente revestido é que ele distribui o calor de forma rápida e uniforme por toda a panela, incluindo os lados, o que é ótimo para cozinhar molhos: sem pontos frios ou selos desiguais.
- Responsivo: Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são responsivas, o que significa que respondem rapidamente às mudanças de temperatura. Lembre-se de que as panelas com núcleo de cobre são mais responsivas do que as panelas com núcleo de alumínio.
- Compatível: O aço inox é compatível com todos os cooktops, inclusive de indução. Também é geralmente tolerante a altas temperaturas, tornando-o seguro para forno e grelha.
Contras
- Caro: Aço inoxidável totalmente revestido é um custo mais alto. Embora seja caro, deve durar uma vida inteira.
- Alimentos que grudam: Como não são naturalmente antiaderentes, os alimentos grudam no aço inoxidável se você não pré-aquecer e untar a panela adequadamente.
- Difícil de limpar: panelas de aço inoxidável podem ser difíceis de limpar, especialmente em comparação com antiaderentes. Pedaços de comida teimosos, especialmente se deixados por muito tempo, podem ser difíceis de remover.
- Requer habilidade: Se você é novo na cozinha, o aço inoxidável totalmente revestido pode não ser para você. Cozinhar com aço inoxidável requer algum conhecimento e técnica culinária.
Panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são as melhores para…
As panelas de aço inoxidável totalmente revestidas são incrivelmente versáteis; você pode usá-lo para todos os tipos de receitas.
Embora você possa achar frustrante para alimentos como ovos e panquecas, mesmo alimentos delicados podem ser cozidos em aço inoxidável totalmente revestido com as técnicas certas.
Este utensílio de cozinha é ideal para grelhar e dourar carnes. A combinação de seu núcleo altamente condutor e superfície não reativa torna as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas perfeitas para bife, frango e outras carnes.
Como ele aguenta altas temperaturas, você pode usá-lo para dourar no fogão e depois finalizar no forno.
Vamos seguir a lista da melhor panela para se ter em 2022.
2 – Base de Aço Inoxidável Ligada Por Impacto
O aço inoxidável de base ligado por impacto é o mesmo que o aço inoxidável totalmente revestido, com uma grande diferença: o material do núcleo condutor é ligado à base da panela, não nas laterais também.
Em outras palavras, a superfície de cozimento e o exterior são de aço inoxidável e o alumínio ou cobre é ligado à base.
Em alguns casos, os materiais de base condutores são colocados entre o aço inoxidável e, em outros casos, os fabricantes unem uma placa ao fundo.
Essa é mais uma alternativa de melhor panela.
A principal vantagem das panelas de aço inoxidável coladas por impacto é que elas são mais baratas do que totalmente revestidas. A desvantagem é que ela não conduz o calor uniformemente porque as laterais da panela não possuem uma camada de alumínio ou cobre.
Prós
- Econômico: Se você deseja panelas de aço inoxidável, mas não pode pagar os preços totalmente revestidos, as panelas de base coladas por impacto são uma opção mais econômica.
- Aquecimento uniforme na parte inferior: embora você não obtenha aquecimento uniforme nas laterais, obterá aquecimento consistente na parte inferior. Essa panela é adequada para refogar e fritar, em vez de molhos ou líquidos ferventes.
- Variedade de opções: Dezenas de marcas de panelas fabricam panelas de aço inoxidável com liga de impacto. Alguns oferecem panelas com base de alumínio e outros oferecem cobre. O que quero dizer é que você tem uma tonelada de opções e a maioria é acessível.
- Leve: Como as camadas condutoras não se estendem pelas laterais das panelas e frigideiras, esse tipo de panela tende a ser mais leve e fácil de manusear do que totalmente revestido.
Contras
- O calor não se distribui: o calor não se distribui rapidamente pelas laterais, por isso levará mais tempo para ferver os líquidos e não fará os molhos ferverem de maneira uniforme.
- Não é tão durável: esse tipo de panela não é tão durável quanto o aço inoxidável totalmente revestido. Embora algumas marcas possam afirmar que foi construído para uso vitalício, totalmente revestido é uma escolha mais resistente. Embora raro, o disco, também conhecido como base colada por impacto, pode se separar da panela com o tempo.
- Alimentos em palitos: A superfície é de aço inoxidável, portanto, os alimentos grudarão se a panela não for aquecida adequadamente antes de adicionar óleos e alimentos.
- Difícil de limpar: Quando a comida gruda, a superfície pode ser difícil de limpar. Se houver pedaços de comidas grudadas, levará tempo e esforço para removê-los.
O aço inoxidável de base ligado por impacto é melhor para…
Como as panelas de aço inoxidável totalmente revestidas, as panelas de impacto são um burro de carga para todos os fins. É especialmente bom para dourar, queimar e fritar, pois a construção pode suportar altas temperaturas.
Não é ideal para molhos ou líquidos, pois as laterais não fornecem calor uniforme – apenas o fundo. Portanto, você pode encontrar um pouco de aquecimento desigual se estiver fazendo um molho, cobertura ou sopa.
3 – Ferro Fundido
As panelas de ferro fundido são resistentes, feitas de uma única peça de metal, incluindo o cabo. O material é tecnicamente uma liga de aproximadamente 98% de ferro e 2% de carbono.
A maioria das pessoas não sabe disso, pois as panelas de ferro fundido são muito resistentes, mas o teor de carbono as torna menos maleáveis e bastante quebradiças. Portanto, para torná-la mais durável, as panelas de ferro fundido são efetuadas com paredes grossas e pesadas.
As paredes grossas não apenas aumentam a durabilidade das panelas de ferro fundido, mas também permitem que elas absorvam e retenham o calor excepcionalmente bem.
Prós dessa melhor panela
- Versátil: O ferro fundido é o principal material de vários tipos de utensílios de cozinha, incluindo frigideiras, frigideiras, fornos holandeses, ferros de waffle, grelhas planas, woks e muito mais. É perfeito para diversas receitas e métodos de cozimento, é comumente usado para dourar e fritar porque lida muito bem com o calor alto.
- Durável: quando bem cuidadas, as panelas de ferro fundido podem durar a vida inteira. A panela é forte e praticamente indestrutível graças à sua construção grossa.
- Retenção de calor: O ferro fundido possui uma incrível retenção de calor. As suas paredes grossas absorvem e retêm bem o calor, pelo que quando lhe bate um pedaço de carne fria, a superfície de cozedura mantém-se quente, permitindo criar uma crosta e reter os sucos.
- Acessível: O ferro fundido geralmente é bastante acessível. Por outro lado, o ferro fundido esmaltado é bastante caro (falarei disso na próxima seção). Mas o ferro fundido padrão é econômico.
- Naturalmente antiaderente: Uma vez temperado, o ferro fundido é naturalmente antiaderente. Portanto, se você deseja os benefícios do cozimento antiaderente, mas tenta evitar produtos químicos sintéticos na cozinha, esta é uma boa escolha.
Contras
- Pesado: Se você quer algo leve e fácil de manobrar, não recomendo ferro fundido. Em média, as frigideiras de ferro fundido pesam três quilos, e isso sem comida.
- Precisa ser temperado: Para criar uma barreira antiaderente entre os alimentos e a superfície de cozimento, você precisará temperar regularmente suas panelas de ferro fundido. O tempero envolve esfregá-lo com óleo e assá-lo no forno por algumas horas.
- Reativo: O ferro fundido é reativo a alimentos ácidos. A exposição prolongada a alimentos ácidos pode quebrar a camada de tempero, destruindo suas propriedades antiaderentes.
- Manutenção: panelas de ferro fundido não são as mais fáceis de manter. Você precisa limpá-lo adequadamente (sem sabão), temperá-lo regularmente e armazená-lo corretamente para evitar ferrugem.
- Aquece lentamente: Em comparação com outras panelas, o ferro fundido leva mais tempo para aquecer graças às suas paredes grossas. No entanto, uma vez quente, retém bem o calor.
- Pode arranhar fogões com tampo de vidro: O ferro fundido tem um exterior áspero e irregular que pode arranhar fogões elétricos ou de indução com tampo de vidro se você não manuseá-lo com calma.
O ferro fundido é melhor para…
O ferro fundido é elogiado por sua versatilidade. Você pode usá-lo para assar, refogar, refogar, fritar e ferver.
Como o aço inoxidável, ele pode suportar altas temperaturas. Você pode usá-lo no forno, sob o frango e na grelha. Ao contrário do aço inoxidável, sua camada antiaderente natural permite cozinhar ovos e assar com facilidade.
É perfeito para cozinhar bifes e hambúrgueres. Como retém bem o calor, a carne não afeta a temperatura da panela, obtendo sempre uma crosta perfeita.
Embora você possa cozinhar alimentos ácidos com cautela, é melhor evitar a exposição prolongada.
4 – Ferro Fundido Esmaltado
Quer comprar uma pena de ferro fundido, mas não quer lidar com o processo de tempero e manutenção? Ferro fundido esmaltado é a resposta.
Esse tipo de panela é semelhante ao ferro fundido, mas possui um revestimento esmaltado para evitar ferrugem, eliminar a necessidade de temperos e facilitar a limpeza.
Prós
- Menos aderência: O esmalte esmaltado evita que os alimentos grudem na superfície. Você não precisa temperar panelas de ferro fundido esmaltado como faz com ferro fundido nu.
- Retém bem o calor: O ferro fundido esmaltado é grosso e resistente, por isso retém bem o calor, mantendo a comida quente enquanto você termina de preparar o restante da refeição.
- Não reativo: o revestimento esmaltado evita que o metal reaja com alimentos ácidos, então vá em frente e cozinhe qualquer ingrediente que desejar nesta panela.
- Resistente à ferrugem: Ao contrário do ferro fundido nu, que enferruja se for embebido em água, o ferro fundido esmaltado não enferruja. Você pode mergulhá-lo em água para ajudar a soltar pedaços de comida teimosos e não causará danos.
- Muitas opções e cores: Existem muitas opções de ferros fundidos esmaltados no mercado. Além disso, eles estão disponíveis em cores variadas, para que você possa escolher um que se adapte à sua cozinha.
Contras
- Caro: É caro. Você já ouviu falar da Le Creuset , a cara marca francesa de utensílios de cozinha? Sua especialidade é o ferro fundido esmaltado, e não é barato.
- Demora um pouco para aquecer: Devido à construção grossa, o ferro fundido esmaltado demora um pouco para aquecer e esfriar. Portanto, se você estiver cozinhando uma refeição de uma panela e precisar ajustar o calor com frequência, escolha outro tipo de panela.
- Esmalte pode lascar: É preciso ter atenção ao usar certos utensílios no esmalte porque pode lascar. Use utensílios de nylon, madeira ou silicone para evitar isso.
- A comida pode grudar: Embora o esmalte melhore suas propriedades antiaderentes, não é tão liso quanto uma panela revestida de Teflon.
Panelas de ferro fundido esmaltado são melhores para…
O ferro fundido esmaltado tem muitos usos, mas é especialmente popular como forno holandês, ideal para cozimento lento. Você pode usar um forno holandês de ferro fundido esmaltado para refogar, ensopados, pimentas e muito mais. Outros tipos de panelas de ferro fundido esmaltado são adequados para refogar, assar e fritar.
5 – Aço Carbono
O aço carbono, feito de 99% de ferro e 1% de carbono, é semelhante ao ferro fundido, mas mais leve, mais fácil de manobrar e mais fino. Você encontrará frigideiras, woks, panelas, assadeiras e panelas feitas de aço carbono.
Embora seja amado por profissionais devido à sua alta tolerância ao calor, também está ganhando popularidade entre os cozinheiros domésticos.
Prós
- Leve: O aço carbono é leve, especialmente em comparação com o ferro fundido. Isso facilita a manobra, especialmente ao derramar o molho ou ao transferir para o forno.
- Versátil: Com o aço carbono você pode fazer ovos, grelhar bifes, fritar legumes, assar frango e muito mais. É seguro no forno, sob a grelha, na grelha e no fogão.
- Durável: O aço carbono é forte, portanto, se você deixá-lo cair no chão ou bater em outra panela, é improvável que quebre ou arranhe. Quando a superfície antiaderente se desgastar, basta temperá-la novamente e ela ficará como nova.
- Acessível: se você deseja uma panela de qualidade por uma fração do custo em comparação com o ferro fundido esmaltado, o aço carbono é uma excelente opção.
- Responsivo: Ao mudar de calor alto para baixo, a superfície não demora muito para responder, pois as paredes são mais finas que o ferro fundido. Isso lhe dá um controle preciso ao cozinhar.
Contras
- Requer tempero: O tempero cria um revestimento antiaderente natural, mas é uma etapa extra para a qual alguns cozinheiros não terão paciência.
- Pode enferrujar ou descolorir: O aço carbono enferrujará se não for temperado adequadamente. Também pode descolorir, o que faz com que pareça manchado. É resistente, mas não é a panela mais esteticamente agradável.
- Difícil de limpar: O aço carbono não pode ser lavado na lava-louças, então a limpeza requer algum esforço. Não use sabão ou esfregões, pois isso desgastará o tempero.
- Reage com alimentos ácidos: Alimentos ácidos como tomate, vinho e limão podem tirar o tempero.
As panelas de aço carbono são as melhores para…
As panelas de aço carbono são as melhores para a maioria das receitas devido à sua versatilidade. É excelente para grelhar e dourar, pois suporta temperaturas extremamente altas. Por exemplo, o aço carbono Made In pode suportar até 648,88°C.
No entanto, não o use para alimentos ácidos – tomate, suco de limão e vinho tiram o tempero. Em vez disso, pegue aço inoxidável ou ferro fundido esmaltado para esses ingredientes.
As melhores marcas de panelas de aço carbono
Algumas das melhores marcas de panelas de aço carbono que experimentei incluem Made In e de Buyer . Saiba mais sobre panelas de aço carbono nesta análise aprofundada.
6 – Cobre
Panelas de cobre podem ser intimidantes. Além de ser a panela mais cara, ela também aquece incrivelmente rápido, exigindo que você preste muita atenção enquanto cozinha.
O que há de tão especial nas panelas de cobre? O cobre tem alta condutividade térmica, muito maior que o alumínio. Mas também esfria rapidamente. Por isso, as panelas de cobre exigem um pouco de habilidade.
Enquanto algumas marcas usam cobre como exterior, outras o usam como material principal para panelas de aço inoxidável totalmente revestidas.
O cobre raramente é usado para a superfície de cozimento porque reage com alimentos ácidos. Em vez disso, a maioria das panelas de cobre utiliza aço inoxidável ou estanho na superfície de cozimento.
Prós
- Aquece de forma rápida e uniforme: O cobre é um dos materiais mais condutores, por isso aquece de forma rápida e uniforme; sem esperar a panela esquentar.
- Responsivo a mudanças de calor: Além de aquecer rapidamente, o cobre também esfria mais rápido do que a maioria dos materiais. Sua capacidade de resposta superior oferece o controle máximo.
- Estética: Se você quer algo incrivelmente bonito para sua cozinha, então o cobre é o caminho certo. É elegante, quente e adiciona imediatamente alguma classe à sua cozinha.
- Resistente à ferrugem: Panelas de cobre não enferrujam, ao contrário de alguns outros tipos de panelas.
- Rápido de limpar: O cobre libera os alimentos de forma rápida e fácil. Basta lavar com água morna e um pano macio e a comida vai escorregar.
Contras
- Caro: Panelas de cobre normalmente são muito caras. Não apenas a matéria-prima é mais cara que o alumínio e o aço, mas muitas das principais marcas de panelas de cobre fabricam seus produtos na França.
- Necessita de manutenção: O cobre é macio, por isso pode riscar ou deformar facilmente. Ele também mancha quando exposto à umidade e precisa ser polido regularmente para manter sua beleza.
- Reage com alimentos: Se a superfície for de cobre, ela reagirá com alimentos ácidos, levando a um sabor metálico. Isso não é um problema na maioria dos casos, pois a maioria das marcas utiliza aço inoxidável para a superfície.
Panelas de cobre são melhores para…
As panelas de cobre são adequadas para fritar, refogar e ferver. Você descobrirá que é especialmente útil para refeições que se beneficiam do controle preciso da temperatura, como peixes, molhos, caramelos e flambe de frutas. No entanto, você deve evitar alimentos ácidos se a superfície de cozimento for de cobre.
7 – Antiaderente (Revestido com PTFE)
Panelas antiaderentes com revestimento de PTFE (abreviação de politetrafluoretileno) são feitas com materiais sintéticos para evitar que os alimentos grudem e facilita a limpeza.
Você pode ver o termo PTFE listado nas especificações dos utensílios de cozinha, mas a maioria das pessoas se refere ao revestimento como Teflon, já que é o fabricante mais conhecido dele.
O material usado para fazer a base das panelas antiaderentes revestidas com PTFE varia de acordo com a marca. Os materiais mais comuns são alumínio, alumínio anodizado duro e aço inoxidável totalmente revestido.
Prós
- A comida não gruda: A principal razão pela qual essa panela é tão apreciada é que a comida não gruda. Isso facilita o preparo de uma variedade de receitas, além de facilitar a limpeza.
- Fácil de limpar: Você só precisa de água morna, sabão e um pano macio para limpar bem as panelas antiaderentes. Então, se você quer gastar menos tempo com a louça, essa é a escolha certa.
- Leve: A maioria das panelas antiaderentes é leve e fácil de manusear.
- Versátil: Panelas antiaderentes são versáteis. Você pode usá-lo para muitas receitas, incluindo ovos, crepes e muito mais. É particularmente útil para ingredientes delicados.
- Acessível: Esse utensílio de cozinha é econômico. Se você usá-lo corretamente, pode durar até cinco anos.
Contras
- Durabilidade: Embora este utensílio seja durável, não é tão duradouro quanto o ferro fundido ou o aço inoxidável. A longevidade máxima é de cerca de três a cinco anos, pelo que terá de a substituir com frequência. A superfície pode lascar, arranhar e perder suas propriedades antiaderentes.
- Deformações: Panelas antiaderentes podem deformar se forem aquecidas muito alto. Ele também pode deformar se você passar água fria sobre ele enquanto ainda estiver quente.
- Não natural: PTFE é um revestimento sintético, então se você quer algo natural, sugiro procurar em outro lugar. Embora o PTFE seja seguro, ele pode liberar gases se você aquecê-lo acima de 260 °C , e respirar esses gases pode causar sintomas semelhantes aos da gripe.
Panelas antiaderentes (revestidas com PTFE) são melhores para…
Panelas antiaderentes revestidas com PTFE são melhores para cozinhar alimentos delicados que podem se desfazer se grudarem na superfície de cozimento e para alimentos que não requerem calor alto.
É mais adequado para legumes, ovos, peixe, molhos, panquecas e crepes, caril, salteados e muito mais. Não o recomendo para dourar ou fritar carne, pois as altas temperaturas podem estragar o revestimento antiaderente.
8 – Antiaderente (revestido de cerâmica)
As panelas antiaderentes de cerâmica têm uma superfície de cozimento feita de silício natural derivado da areia usando um processo chamado sol-gel . Portanto, não é tecnicamente feito de cerâmica, mas é rotulado como tal por causa de sua textura lisa e brilhante.
Como nas panelas antiaderentes revestidas com PTFE, o material da base varia, mas geralmente é o alumínio. Também pode ser aço ou aço inoxidável totalmente revestido.
Prós
- Sem toxinas: As panelas revestidas de cerâmica são totalmente naturais, portanto, não há riscos de toxinas, mesmo que as panelas estejam superaquecidas. O revestimento é derivado de areia natural e não contém chumbo, cádmio ou outros produtos químicos ou elementos potencialmente perigosos.
- Antiaderente: As panelas revestidas de cerâmica são naturalmente antiaderentes, por isso possuem excelente liberação de alimentos e são fáceis de limpar.
- Ecologicamente correto: Muitas marcas afirmam ser ecologicamente corretas, usando 60% menos CO2 do que as panelas antiaderentes tradicionais. Não há muitas evidências científicas para apoiar essas afirmações, mas isso é um profissional se você confiar nas marcas.
- Acessível: Panelas de cerâmica são econômicas. Os preços variam de marca para marca, mas você encontrará panelas revestidas de cerâmica de qualidade por uma fração do custo do aço inoxidável.
- Opções de cores: Panelas com revestimento cerâmico permitem que você combine suas panelas e frigideiras com a decoração da sua cozinha. Ao contrário das panelas revestidas com PTFE, que normalmente são cinza escuro, as panelas com revestimento de cerâmica estão disponíveis em várias opções de cores.
Contras
- Não é durável: As panelas de cerâmica são os menos duráveis de todos os materiais mencionados neste post. Embora seja acessível, você só deve esperar que sua panela de cerâmica dure cerca de um ano antes de perder sua capacidade antiaderente, rachar, lascar ou antes que a tinta desbote.
- A superfície risca-se com facilidade: A superfície de cozedura risca-se facilmente, dificultando a limpeza e fazendo com que os alimentos grudem. Para evitar isso, use utensílios de cozinha de madeira ou nylon.
- Aquecimento desigual: Panelas de cerâmica não aquecem tão uniformemente quanto outras panelas. A superfície é feita de minúsculas partículas e, em nível microscópico, a comida nem sempre está em contato direto com o calor. Isso pode levar a resultados desiguais e inconsistentes.
Panelas com revestimento de cerâmica são melhores para…
Assim como as panelas antiaderentes revestidas com PTFE, as panelas de cerâmica são melhores para alimentos delicados que tendem a grudar, como ovos, panquecas, refogados, legumes e outros alimentos delicados e escamosos. Não reage a alimentos ácidos; você pode usá-lo para molhos de tomate, limão e vinho.
Não é a melhor panela para selar e dourar a carne, pois é mais eficaz em temperaturas baixas e médias. Além disso, dourar exige aderência entre a carne e a panela e, com o antiaderente, a comida tende a escorregar demais.
9 – Alumínio
A maioria das panelas utiliza alumínio em pelo menos parte de seu processo de produção. É frequentemente usado como núcleo de panelas de aço inoxidável e base de panelas antiaderentes porque é altamente condutor.
O alumínio não é durável e reage com alimentos ácidos, portanto, a maioria das panelas de alumínio é revestida com material antiaderente ou foi anodizada (mais sobre isso na próxima seção).
Prós
- Condutivo: O alumínio é um metal condutor, por isso é excelente como núcleo de panelas. Proporciona um aquecimento rápido e uniforme.
- Acessível: Panelas de alumínio geralmente são acessíveis. Portanto, se você é novo na cozinha ou está com um orçamento apertado, é um excelente lugar para começar.
- Muitas opções: Como mencionado, o alumínio está no centro de muitos tipos de utensílios de cozinha. Você pode encontrá-lo com aço inoxidável ou a base para superfícies de cozimento antiaderentes.
Contras
- Reativo: O alumínio é reativo a alimentos ácidos. Embora a maioria das panelas de alumínio seja tratada com antiaderente ou interior de aço inoxidável.
- Falta durabilidade: O alumínio não é a panela mais durável; não espere que dure para sempre. Se você quer algo mais duradouro, recomendo alumínio anodizado duro.
- Deforma facilmente: O alumínio é propenso a empenar quando submetido a altas temperaturas ou mudanças drásticas de temperatura. O alumínio anodizado duro tem menos probabilidade de deformar.
Panelas de alumínio são melhores para…
Como a maioria das panelas de alumínio tem revestimento antiaderente, é melhor para vegetais, refogados, caril, ovos, panquecas e muito mais. Não é recomendado para grelhar ou dourar carne ou outras receitas que exijam fogo alto.
10 – Alumínio Anodizado Duro
O alumínio anodizado duro é o alumínio que passou por um processo eletrolítico para criar uma camada oxidada na superfície.
Esse processo, que a Calphalon emprestou da indústria aeroespacial na década de 1960, endurece o alumínio, tornando-o mais durável, resistente à corrosão e condutor de calor do que o alumínio padrão.
Assim como as panelas de alumínio, o alumínio anodizado duro é geralmente revestido com material antiaderente ou usado como material central para panelas de aço inoxidável totalmente revestida.
Embora as panelas de alumínio anodizado duro sejam mais caras, duram mais e funcionam melhor do que o alumínio padrão.
Prós
- Durável: O alumínio anodizado duro é resistente, durável e bem construído. É duradouro e resistente à deformação.
- Condutivo de calor: Alumínio anodizado duro tem excelente condutividade de calor. Aquece rápida e uniformemente ao longo da base e nas laterais.
- Resistente a arranhões: Esta é uma excelente escolha se você estiver com pouco espaço de armazenamento e precisar empilhar seus utensílios de cozinha. É resistente a arranhões e arranhões.
- Não suga metais: A superfície, porque é anodizada e geralmente revestida com antiaderente PTFE, não é reativa, para que você possa cozinhar todos os ingredientes sem que os metais se quebrem em sua comida.
Contras
- Caro: Panelas de alumínio anodizado duro são mais baratas que o aço inoxidável, mas geralmente mais caras que o alumínio padrão. Espere pagar pelo menos R$150 por uma frigideira, mas algumas marcas cobram muito mais.
- Pesado: Este utensílio de cozinha é mais duro, mais denso e mais pesado do que o alumínio padrão.
- A qualidade varia entre as marcas: Existem muitas opções de alumínio anodizado rígido no mercado e não há dois produtos iguais. Alguns têm paredes grossas, tornando-os mais duráveis e lentos para aquecer, enquanto outros têm paredes finas e aquecem mais rápido. Certifique-se de fazer sua pesquisa antes de comprar.
Panelas de alumínio anodizado duro são melhores para…
A maioria das panelas de alumínio anodizado é revestida com uma superfície antiaderente de PTFE, tornando-a a melhor escolha para cozinhar ovos, panquecas, queijo grelhado e outras receitas que tendem a grudar.
É grosso, durável e pode lidar com calor mais alto do que o alumínio padrão. Portanto, você pode usá-lo para queimar se não quiser quebrar o aço inoxidável ou o ferro fundido.
Vá em frente e teste a maioria das receitas nesta panela, mas tenha atenção com alimentos ácidos se a superfície não for revestida com materiais antiaderentes ou aço inoxidável.
Qual Melhor Panela?
Agora que você conhece os prós e os contras dos 10 principais materiais para panelas, a pergunta é:
Qual tipo de panela é o melhor?
Como você provavelmente adivinhou, não existe o melhor material para panelas; cada um serve a um propósito diferente.
Então eu te aconselho a analisar bem, para saber qual a melhor panela para você.